Últimas Notícias

O Homenageado

PADRE EDWALDO GOMES




·         
             
JOSÉ EDWALDO GOMES nasceu em Barra de Guabiraba, Pernambuco, em 08 de setembro de 1931, filho de José Caetano Gomes e Amara da Silva Gomes.
Ainda na infância, seus pais mudaram-se para Bonito. Filho de uma família simples e numerosa, com onze irmãos, contou com a ajuda de algumas pessoas, que possibilitaram sua ida e permanência no Seminário.

Sua vida em criança foi marcada positivamente no aspecto religioso. Primeiro, pela educação recebida de seus pais, especialmente de sua mãe, que o acompanhou durante toda a sua formação. Depois, pela influência do Vigário de sua cidade, o Padre Chicó, a quem ajudava na Igreja como coroinha.

Ingressou no Seminário de Olinda aos treze anos, onde realizou quase toda a sua formação para o Ministério Sacerdotal. Nessa época, seu grande apoio intelectual e de formação humana e espiritual foi o Padre Arnaldo Cabral. No último ano estudou em Paris, na França, especializando-se  em Catequese.

Em 02 de dezembro de 1956 foi ordenado Padre pelo Bispo Dom Ricardo Vilela, de Nazaré da Mata, em cerimônia realizada Igreja Basílica de N. Sra. do Carmo, sob o lema foi: “EU DE MUI BOA VONTADE CONSUMIREI O QUE É MEU E A MIM MESMO PELAS VOSSAS ALMAS”. Na ocasião, ordenaram-se também os padres: André Camarote, Bartolomeu Bastos, Joaquim Amorim e Humberto Jones.

Sua primeira missa solene foi celebrada na Matriz de Bonito, no dia 08 de dezembro, Festa da Padroeira.  A segunda ocorreu no dia 14 de dezembro, na capela de Barra de Guabiraba, terra onde nasceu. É Cônego efetivo do Cabido Metropolitano (nomeado em 08 de setembro de1973), mas gosta mesmo é de ser chamado de Padre.


Visualizar Caminho de Pe Edwaldo em um mapa maior

Conviveu em Arquidiocese de Olinda e Recife com vários bispos, no entanto os que lhe deixaram marcas profundas, como pessoas humanas de valor e pastores fiéis ao chamado de Deus, foram Dom Carlos Coelho, Dom Lamartine Soares e nosso grande e saudoso Arcebispo Dom Hélder Pessoa Câmara, de quem foi grande colaborador.



·         SEU RETRATO

Pe. EDWALDO é Pe. EDWALDO! Um ser humano boníssimo, de inteligência privilegiada, possuidor de um temperamento muito forte e defensor vigoroso de suas ideias, razão pela qual às vezes desagrada algumas pessoas.

Procura escutar as pessoas e entendê-las, ajudando-as sempre que possível com palavras de conforto. Sem ferir as normas da Igreja Católica, tem sempre os pés fincados na terra, quando alguém solicita sua ajuda pessoal para dirimir dúvidas.

Ordenado antes do Concílio Vaticano II, é muito aberto às mudanças da Igreja Católica, acompanhando-as com muito empenho, haja vista o que já foi introduzido de reforma na Liturgia da  Paróquia que preside.

Sabe valorizar o serviços dos leigos e partilha com eles o seu trabalho e também suas preocupações em questões religiosas neste mundo em vertiginosa mudança. Com grande capacidade de ouvir as críticas que lhe são dirigidas, sem qualquer objeção pode rever suas decisões, desde que lhe sejam apresentados argumentos sérios e plausíveis.

Procura estar sempre atualizado no campo eclesiástico e social, para poder exercer cada vez melhor seu papel de formador de opiniões, notadamente através do  diálogo inter-religioso.

Nunca permite que as suas relações familiares prejudiquem a função de Pastor, sendo determinado no exercício de seu Ministério, procurando sempre atender aos convites que lhe são feitos, quer para realizar celebrações, quer para participar de atividades sociais. Pode-se dizer que é mesmo incansável, determinado e, como ele próprio se denomina, um homem público.

Relaciona-se bem com os padres novos e os de sua faixa etária, possuindo muitos amigos, dentro e fora do Clero.

·         SUA  VIDA  DE  PRESBÍTERO:

Afirma ele: “Renunciei à alegria de ter a minha família, mas fiquei com a família de todos. Jubileu de Ouro Sacerdotal é uma graça extraordinária. Estou bem fisicamente e feliz com o que faço. Gosto de ser padre.”

Após sua ordenação, nestes 58 anos de Vida Sacerdotal exerceu, na Arquidiocese de Olinda e Recife, as seguintes funções:

1957
- Disciplinário do Seminário da Imaculada Conceição, na Várzea.
- Vigário Substituto  do Monsenhor Guedes, na Paróquia de Piedade, em Santo Amaro.
- Vigário Cooperador de São Pedro Mártir, em Olinda
1958
- Capelão do Educandáro Jesus Crucificado, em Campo Grande
1960 a 1961
- Vice Reitor do Seminário Menor da Imaculada Conceição, na Várzea.
- Capelão dos Salesianos – Casa da Criança
1962 a 1964
- Reitor do Seminário Menor,  Na Várzea.
1965 a
1966
- Capelão do Colégio Sagrada Família, em Casa Forte.
- Vigário Ecônomo de Santa Isabel, em Casa Amarela
1963 a 1965
- Diretor da Obra das Vocações Sacerdotais
1966 a 1970
- Pároco da Igreja de São José, em São José
1970 até hoje...
Pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte onde permanece até hoje exercendo as suas funções pastorais, para onde veio nomeado por Dom Hélder, para substituir Monsenhor Odilon Lobo.

Durante 15 anos exerceu na Arquidiocese de Olinda e Recife, as funções de Coordenador do Conselho Presbiteral, membro do Governo Colegiado e membro da Comissão Regional e Nacional do Clero.

Foi professor de Ensino Religioso no extinto Colégio de Aplicação Pe. Abranches, da UNICAP, onde também participava de todas as atividades religiosas, como a Primeira Eucaristia, Missas de Formatura e outras Celebrações.

Como participante ativo da Sociedade Civil, vários títulos e homenagens lhe foram atribuídos: em 1987, Diploma do Mérito dos Guararapes, do Governo do Estado de PE; em 1992, Medalha do Mérito José Mariano; em 1997, Titulo de Cidadão do Recife e, desde 2005,  participante do  CEPAZ – Conselho Estadual da Paz, sendo, ainda, sócio honorário do Rotary Club Casa Amarela.

·         ATIVIDADES ATUAIS:
  
Hoje, aos 82 anos, depois de período difícil da repressão na ditadura militar, entre as décadas de 1960 e 1970, continuou com o mesmo entusiasmo na defesa das pessoas e causas sociais.

As atividades pastorais de Pe. EDWALDO estão centralizadas na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no bairro de Casa Forte. Há 41 anos à sua frente, tem realizado um grande e inestimável trabalho, ajudado por seus paroquianos, que com ele tentam contribuir para a construção do Reino de Deus por meio da Liturgia e do Serviço.

Através das diversas pastorais e serviços que compõem o Conselho Pastoral Paroquial, é propiciado o engajamento de crianças, adolescentes, jovens e adultos, dando a todos  oportunidade de aprofundamento e evangelização.

Hoje a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus conta com 21 pastorais e outros serviços, coordenados por um Conselho Executivo, presidido pelo Pe. EDWALDO, do qual emanam as diretrizes para o trabalho na Paróquia.

Entre os principais, está a assistência através da Creche Menino Jesus, da Casa da Criança Marcelo Asfora e do atendimento a gestantes, pobres e mendigos, estes últimos  recebendo toda as semanas gêneros alimentícios, além de outras doações que chegam à Casa Paroquial.

·         ATIVIDADES CELEBRATIVAS:

Com relação às atividades celebrativas, a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus é repleta de momentos de oração. A Liturgia é viva e moderna, atendendo às novas diretrizes da Igreja, tudo estimulado pelo Pastor. Há Celebrações Eucarísticas diárias na Paróquia (exceto nas  segundas-feiras), confissões particulares às sextas-feiras e cinco Celebrações Eucarísticas todos os fins de semana. As grandes festas do Calendário Litúrgico são precedidas de preparações, realizadas no Salão Paroquial.

As comunidades pobres circunvizinhas também recebem assistência espiritual por meio de trabalho realizado pelas Pastorais. Cada Comunidade tem o seu padroeiro que é comemorado com novenário e Missa e durante todo o ano há Celebração Eucarística em todas elas.

Pe. EDWALDO também se ocupa em dar assistência espiritual e humana a todos que o procuram, na Igreja ou na Casa Paroquial, sempre aberta a todos, sejam pobres ou ricos.


·         ATIVIDADES ASSISTENCIAIS:

Pe. Edwaldo fundou há 30 anos a Creche Menino Jesus, que abriga 180 crianças de 4 a 6 anos. Há 20 anos, foi a vez da Casa da Criança Marcelo Asfora, que acolhe 120 crianças de 7 a 14 anos, em sua maior parte oriundas da Creche.

Através das Pastorais, mantém uma distribuição semanal de alimentos aos pobres idosos, também com um trabalho evangelizador paralelo, promove assistência a gestantes e distribui 800 sopas diárias em quatro comunidades da periferia.

A Festa da Vitória Régia, realizada todos os anos no mês de novembro, além de ser uma das fontes de renda para sustento das obras assistenciais, proporciona um grande congraçamento entre os paroquianos. Pessoas de todas as idades e classes sociais participam destes momentos de alegria e encontros.

·         NOVOS ANOS, NOVOS DESAFIOS !

Após as lindas comemorações do Jubileu Sacerdotal, o  Pe. EDWALDO continuou com suas atividades no serviço do Reino.

E assim continua como sempre: trabalhador solicito, voltado para o serviço de Deus e, sobretudo, para os pobres. Pode-se dizer, sem dúvida, em mais este aspecto, que como discípulo de Dom Helder Câmara, herdou sua mística, sua espiritualidade. Sua trajetória presbiteral teve sempre um cunho assistencialista, sem, no entanto, esquecer os outros aspectos de seu pastoreio. Está fazendo oitenta anos, é verdade, mas seu coração não envelheceu: continua com o vigor de um jovem!

Outras atividades fazem parte agora de suas tarefas, com a nomeação de Dom Fernando Saburido, que trouxe novos ares a Arquidiocese. Os setores dinamizaram-se por conta da feição impressa ao seu pastoreio. Assim, além dos Vigários Gerais e Vigários Episcopais, houve desmembramento de serviços, surgindo os Vicariatos e Setores.

O Conselho de Pastoral Arquidiocesano tomou uma nova feição e o Conselho Presbiteral nova vida.  Dentro deste contexto de revitalização, Padre José EDWALDO ocupa o cargo de Coordenador do Setor Centro Residencial, que abrange seis Paróquias, e é membro do Conselho Presbiteral. Atualmente é também Presidente do Lar Sacerdotal, entidade ligada a Arquidiocese e que recebe padres idosos e doentes.

Na Sociedade Civil é Diretor Presidente do CERVAC e Conselheiro do Hospital de Olhos Santa Luzia.

Postar um comentário

 
Back To Top
Copyright © 2014 Festa da Vitória Régia. Designed by OddThemes